quarta-feira, 6 de abril de 2011

França avisa por e-mail descoberta
de destroços do voo Rio-Paris

Parentes de vítimas brasileiras souberam pela imprensa que havia corpos no mar
Mariana Costa, do R7, no Rio



Patrick Kovarik/04.04.2011/AFPatrick Kovarik/04.04.2011/AF
Restos da fuselagem do A330 foram encontrados a quase quatro mil metros de profundidade, dois anos após o acidente que causou a morte de 228 pessoas
 
Foi por e-mail que as autoridades francesas informaram aos familiares das vítimas do acidente com o voo 447 da Air France sobre a descoberta dos destroços do avião que caiu no oceano Atlântico e causou a morte de 228 pessoas em 31 de maio de 2009.
Veja fotos dos destroços no fundo do mar

A mensagem foi enviada na tarde do último sábado (2) e não informava que também haviam sido localizados corpos no interior da fuselagem.
Um dia depois, a notícia da descoberta de restos mortais entre os destroços era amplamente divulgada pela imprensa francesa e brasileira, antes que todos os familiares tivessem sido avisados.
A localização dos restos da aeronave ocorreu pouco depois do início da quarta fase de buscas do avião, no dia 25 de março, em uma nova área de 10 mil km2 que não havia sido vasculhada até então.
Nelson Marinho, presidente da Associação de Familiares das Vítimas do Voo 447, reclama do comportamento das autoridades francesas à frente do caso. Ele acusa o Escritório Francês de Investigação e Análise da França (BEA, na sigla em francês), órgão responsável pelas investigações sobre as causas do acidente, de tratar os parentes com “indiferença”.

- É a forma que eles nos tratam desde o início. As informações que recebemos ainda são muito poucas. Quando soube, lá na França já tinham divulgado as imagens pela imprensa, sendo que na última reunião haviam prometido que as famílias seriam informadas primeiro.

A notícia provocou sentimentos conflitantes entre os familiares. Ao mesmo tempo em que a possibilidade de enterrar os seus entes queridos coloca um ponto final na angústia de quem fica, a descoberta trouxe de volta o luto pelo acidente.

- Não sei se todos vão conseguir ter os restos dos seus familiares. Vai ser um alento para quem conseguir, porque você só finaliza quando enterra.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário